domingo, 26 de agosto de 2012

DICAS PARA TRABALHAR A SEMANA DA PÁTRIA

É possível comemorar a  semana da pátria e explorar o tema, realizando atividades que saem do tradicional. A  sugestão aqui proposta é trabalhar o famoso quadro "O grito do Ipiranga", de Pedro Américo. Para isto você vai precisar de uma reprodução do quadro. É provável que exista um pôster na sua escola ou uma cópia no livro didático. Caso não tenha, você também pode imprimir a imagem abaixo (em alta resolução) clicando nela e esperando carregar. Depois, é só mandar imprimir. 
O quadro
"O Grito do Ipiranga" foi pintado por Pedro Américo em 1888 - ou seja, anos depois da data oficial da independência, em 1822. O quadro foi uma encomenda da Família Real, pois a monarquia ia mal e queria engrandecer os feitos do Imperador e da Família Real instalada no Brasil. Pedro Américo não testemunhou o grito (ele nem havia nascido) e não baseou seu trabalho numa foto. A obra é uma construção simbólica que visa transmitir valores e conceitos sobre aquele período da nossa história.

Como trabalhar
★ Com a imagem em mãos, peça que as crianças descrevam o que veem em detalhes: a quantidade de pessoas e animais, os uniformes, a pose emocionada de D. Pedro, o caráter heroico da cena.
★ Conte que o quadro foi encomendado e que o pintor não estava presente na cena.
★ Distribua material de desenho e pintura e diga que elas também receberam uma encomenda. Depois do que aprenderam sobre a independência do Brasil, devem pintar um quadro - como fez Pedro Américo - reproduzindo como imaginam que aconteceu a declaração de independência.
★ Exponha os trabalhos na classe e discuta a diferença entre eles para evidenciar como o registro e o documento histórico são frutos do olhar de uma pessoa e de sua época.
Proponha que os alunos confeccionem, com variados materiais como sucata, alguns dos elementos do quadro "O Grito do Ipiranga". Aqui temos algumas sugestões:
Baixem em tamanho original clicando na imagem e ampliando!!! Lindo né? Eu faça para os alunos, o molde na cartolina... Depois colore e pedi cabos de vassoura pra todo mundo... Vai ser uma  festa, todos cavalgando na Semana da Pátria!!! !

Sempre bom trabalhar a bandeira do nosso país! Vejam esse link http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/Extra_1581_compl.htm


  É hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma da Educação Infantil.

  • Hora de colocar fitinhas verde e amarelo na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a letra e quem sabe fazendo um karaokê.
  • Faça uma lista verde e amarela no caderninho ou panel durante a semana toda, eles vão adorar!!!
  • Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.

  • Outra idéia: Com  papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".

    Ainda sobre as sugetões para a semana da pátria vim postar uma outra dica... a proposta aqui é para você trabalhar a Constituição  Brasileira em sala de aula com seus alunos de forma simples e prática.

    Dica de Atividade: Apresente a eles a Constituição Brasileira, descreva-a e converse sobre seu conteúdo, modificações, vigência e importância. Para melhor interpretação confeccione com a turma a Constituição da Sala. Faça um livro grande em papel, eva, papelão, isopor ou outro material. Nele coloque um regulamento com as regras de convivência da turma. Pode-se ir montando com textos das próprias crianças, imagens, comentários... .
    Uma capa para a Constituição da Sala.
    DICA de leitura: Veja algumas curiosidades das Constituições ao redor do  mundo  no site do Plenarinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário