É possível comemorar a semana da pátria e explorar o tema, realizando atividades que saem do tradicional
. A sugestão aqui proposta é trabalhar o famoso quadro
"O grito do Ipiranga", de Pedro Américo.
Para isto você vai precisar de uma reprodução do quadro. É provável que
exista um pôster na sua escola ou uma cópia no livro didático. Caso não
tenha, você também pode imprimir a imagem abaixo (em alta resolução)
clicando nela e esperando carregar. Depois, é só mandar imprimir.
O quadro
"O Grito do Ipiranga" foi pintado por Pedro Américo em 1888 - ou seja,
anos depois da data oficial da independência, em 1822. O quadro foi uma
encomenda da Família Real
,
pois a monarquia ia mal e queria engrandecer os feitos do Imperador e
da Família Real instalada no Brasil. Pedro Américo não testemunhou o
grito (ele nem havia nascido) e não baseou seu trabalho numa foto. A
obra é uma construção simbólica que visa transmitir valores e conceitos
sobre aquele período da nossa história.
Como trabalhar
★ Com a imagem em mãos, peça que as crianças descrevam o que veem em
detalhes: a quantidade de pessoas e animais, os uniformes, a pose
emocionada de D. Pedro, o caráter heroico da cena.
★ Conte que o quadro foi encomendado e que o pintor não estava presente na cena.
★ Distribua material de desenho e pintura e diga que elas também
receberam uma encomenda. Depois do que aprenderam sobre a independência
do Brasil, devem pintar um quadro - como fez Pedro Américo -
reproduzindo como imaginam que aconteceu a declaração de independência.
★ Exponha os trabalhos na classe e discuta a diferença entre eles para
evidenciar como o registro e o documento histórico são frutos do olhar
de uma pessoa e de sua época.
★
Proponha que os alunos confeccionem, com variados materiais como sucata, alguns dos elementos do quadro "O Grito do Ipiranga". Aqui temos algumas sugestões:
Baixem em tamanho original clicando na imagem e ampliando!!! Lindo né? Eu faça para os alunos, o molde na cartolina
...
Depois colore e pedi cabos de vassoura pra todo mundo... Vai ser uma
festa, todos cavalgando na Semana da Pátria!!! !
Sempre bom trabalhar a bandeira do nosso país! Vejam esse link http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/Extra_1581_compl.htm
É hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma da Educação Infantil.
Hora de colocar fitinhas verde e amarelo
na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a
letra e quem sabe fazendo um karaokê.
Faça uma lista verde e amarela no caderninho ou panel durante a semana toda, eles vão adorar!!!
Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores
verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de
pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da
escola?
Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta
guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para
as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que
rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores
determinadas.
Outra idéia: Com
papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis
coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O
que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas:
Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
Que
tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda
de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e
apresentações. A comida
pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores.
Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do
Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem
doados aos "brasileirinhos mais carentes".
Ainda sobre as sugetões para a semana da pátria vim postar uma outra dica... a proposta aqui é para você trabalhar a Constituição Brasileira em sala de aula com seus alunos de forma simples e prática.
Dica de Atividade: Apresente a eles a Constituição
Brasileira, descreva-a e converse sobre seu conteúdo, modificações,
vigência e importância. Para melhor interpretação confeccione com a
turma a Constituição da Sala. Faça um livro grande em papel,
eva, papelão, isopor ou outro material. Nele coloque um regulamento com
as regras de convivência da turma. Pode-se ir montando com textos das
próprias crianças, imagens, comentários...
.
Uma capa para a Constituição da Sala.
DICA de leitura: Veja algumas curiosidades das Constituições ao redor do mundo no site do Plenarinho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário