Várias dicas, atividades e truques para ajudar no processo de alfabetização de seus alunos ou filhos, confira!
Leitura em rodas, caça-palavras, escrever textos memorizados e até ditados.
Pela simplicidade das atividades, é possível até que os pais
alfabetizados tentem desenvolvê-las em casa.
01 - LEITURA EM RODAS
O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz
a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas,
notícias, receitas,cartas etc.).
Quando propor: diariamente, tomando o cuidado de trabalhar cada
tipo de texto várias vezes, para que a turma se familiarize com ele, e
de variar os gêneros, para que o repertório se amplie.
O que a criança aprende: esse é o principal canal de acesso ao mundo
da escrita, essencial para os filhos de pais analfabetos ou que têm
pouco contato em casa com livros, revistas e outros materiais. Na
atividade, a criança se familiariza com a linguagem dos livros (onde há
histórias que divertem), dos jornais (que trazem notícias), dos manuais
(que ensinam a usar um aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é
produzido e apresentado de uma forma diferente e, assim, começa a
perceber a diferença entre a língua falada e a escrita.
02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é: a confrontação da criança com listas (de nomes,frutas,
brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor - como cantigas,
parlendas e trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou
"leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor: em dias alternados com as atividades de escrita. A
atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos. Para os
alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que
eles conseguem ler com autonomia.
O que a criança aprende: acompanhando o texto com o dedo enquanto
recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras
fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já
sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e
precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e
partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para
isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso
das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o
tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por
já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que
consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou
no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.
03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas,
parlendas, trava-línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas,
brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras
móveis.
Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura
para reflexão sobre o sistema de escrita. A atividade deve ser realizada
com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável
propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já
sabem escrever.
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita
- pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas
ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se
esforça para encontrar formas de representar graficamente o que
necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é: a turma cria oralmente um texto num gênero específico -
conto, carta, bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar
alfabetizada, e a professora escreve no quadro. É condição didática para
a atividade as crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem
saber definir o que são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe
diferenciá-los.
Quando propor: várias vezes por semana. Sempre que o uso da
escrita se fizer necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de
bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e
escrita.
O que a criança aprende: ela se aprimora na linguagem escrita ao
adaptar a linguagem oral (mais coloquial) às exigências de um texto no
que se refere às suas características. Há ainda o trabalho de revisão
dessa produção, eliminando palavras repetidas.
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