quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Plano de aula - Vogais unidas jamais serão vencidas!

O trabalho  com a turma sobre as junções das vogais... Para as crianças que já deram os primeiros passos na alfabetização, chegou a hora de descobrir que as vogais também podem andar juntas. A sugestão tem por objetivos desenvolver a junção das vogais por meio de uma fábula e ensinar palavras curtas a partir das junções.

O que vamos trabalhar? "A cigarra e a formiga"
Um dos grandes clássicos das fábulas, a história A Cigarra e a Formiga pode ser usada para ensinar aos pequenos mais uma forma de trabalhar a alfabetização: a junção das vogais. As crianças nessa faixa etária têm uma grande aceitação para histórias que envolvem seres da natureza humanizados.

A história
Em primeiro lugar trabalhe a história verdadeira com turma, lendo, encenando, ouvindo o áudio.
 Fantoches e dedoches dos personagens
Sugestão de fantoches da cigarra e da formiga e cenário

História adaptada - Hora do conto
1. Para começar, apresente as quatro estações do ano, para que eles possam entender melhor o tempo em que a Cigarra passou cantando.

Verão: época de muito calor.
Outono: meses em que a temperatura é mais amena (calor e frio).
Inverno: período em que a temperatura é baixa e temos muito frio.
Primavera: a estação das flores, em que o frio está indo embora e começa a florescer as árvores, plantas e o sol voltando a raiar.

2. Conte a história para as crianças e use o cenário para formar as palavrinhas, para que elas visualizem a junção das vogais.

"Em um bosque não muito distante, existia uma cigarra que adorava cantarolar. Era época do verão, ela saia todos os dias para cantar. Enquanto cantava, notou que passava várias formiguinhas carregando folhinhas.
Um dia ela perguntou:
— Formiguinha, aonde você vai com essas folhas?
— Estou aproveitando essa época de calor para ajuntar alimentos, pois quando o inverno chegar, não conseguirei sair de casa por causa do frio — respondeu a formiguinha. E você, Dona Cigarra? Não vai procurar se abastecer para o inverno? Perguntou outra formiguinha.
— Vou sim, mas não agora, daqui a alguns dias...
E assim, foi se passando os dias e a Dona Cigarra continuou a cantarolar. Foi quando ela notou o que as formiguinhas carregavam. Eram duas folhinhas com as vogais. Sim, as vogais que vocês conhecem: A, E, I, O, U. E ela criou uma canção e passou a cantar assim:
No verão, as formiguinhas Vão trabalhando sem parar, Carregando suas folhinhas, E palavras vão formar: AI
E assim continuou, cantando e lendo todas as folhinhas que passavam. E também foi se passando o tempo, passou o verão, o outono e chegou o INVERNO. Quando a Dona Cigarra saiu para cantar... Não encontrou as formiguinhas, mas um vento muito frio. Mal conseguiu andar, pois estava a congelar. Com muita dificuldade, consegui bater na casa (formigueiro) da formiguinha.
Toc-toctoc.
— Quem está batendo a essa hora em pleno inverno? Perguntou a formiguinha.
— Sou eu, a Cigarra. Pode me dar um abrigo e alimento? Disse a Cigarra. Então a formiguinha abriu a porta de sua casa (formigueiro) e disse:
— Dona Cigarra, o que você fez para poder sobreviver no inverno?
— Nada. Apenas cantei. Fiquei observando vocês carregando suas folhinhas, fui juntando as letrinhas das vogais, montei uma bela canção e aprendi a ler pequenas palavras. Ah! Foi tão legal!! Estava tão envolvido que não notei o tempo passar – justificou a Cigarra.
Como a formiguinha era bondosa, pediu para que a Cigarra entrasse e ficasse até o frio ir embora, porém, com uma condição: Que ensinasse a elas também a ler essas pequenas palavras. E foi assim que a Cigarra passou o inverno, brincando e juntando as folhinhas com as vogais e quando a primavera chegou todas elas já sabiam ler as pequenas palavras."
Fechamento 
 Após contar a história, um aluno por vez faz a junção das vogais com as folhinhas das formigas. Enquanto o aluno procura duas letras (folhinhas), os demais alunos irão cantando a música da Cigarra...

"No verão, as formiguinhas,
Vão trabalhando sem parar, 
Carregando suas folhinhas, 
E palavras vão formar: _____"


História adaptada - Hora do conto
1. Para começar, apresente as quatro estações do ano, para que eles possam entender melhor o tempo em que a Cigarra passou cantando.

Verão: época de muito calor.
Outono: meses em que a temperatura é mais amena (calor e frio).
Inverno: período em que a temperatura é baixa e temos muito frio.
Primavera: a estação das flores, em que o frio está indo embora e começa a florescer as árvores, plantas e o sol voltando a raiar.

2. Conte a história para as crianças e use o cenário para formar as palavrinhas, para que elas visualizem a junção das vogais.

"Em um bosque não muito distante, existia uma cigarra que adorava cantarolar. Era época do verão, ela saia todos os dias para cantar. Enquanto cantava, notou que passava várias formiguinhas carregando folhinhas.
Um dia ela perguntou:
— Formiguinha, aonde você vai com essas folhas?
— Estou aproveitando essa época de calor para ajuntar alimentos, pois quando o inverno chegar, não conseguirei sair de casa por causa do frio — respondeu a formiguinha. E você, Dona Cigarra? Não vai procurar se abastecer para o inverno? Perguntou outra formiguinha.
— Vou sim, mas não agora, daqui a alguns dias...
E assim, foi se passando os dias e a Dona Cigarra continuou a cantarolar. Foi quando ela notou o que as formiguinhas carregavam. Eram duas folhinhas com as vogais. Sim, as vogais que vocês conhecem: A, E, I, O, U. E ela criou uma canção e passou a cantar assim:
No verão, as formiguinhas Vão trabalhando sem parar, Carregando suas folhinhas, E palavras vão formar: AI
E assim continuou, cantando e lendo todas as folhinhas que passavam. E também foi se passando o tempo, passou o verão, o outono e chegou o INVERNO. Quando a Dona Cigarra saiu para cantar... Não encontrou as formiguinhas, mas um vento muito frio. Mal conseguiu andar, pois estava a congelar. Com muita dificuldade, consegui bater na casa (formigueiro) da formiguinha.
Toc-toc-toc.
— Quem está batendo a essa hora em pleno inverno? Perguntou a formiguinha.
— Sou eu, a Cigarra. Pode me dar um abrigo e alimento? Disse a Cigarra. Então a formiguinha abriu a porta de sua casa (formigueiro) e disse:
— Dona Cigarra, o que você fez para poder sobreviver no inverno?
— Nada. Apenas cantei. Fiquei observando vocês carregando suas folhinhas, fui juntando as letrinhas das vogais, montei uma bela canção e aprendi a ler pequenas palavras. Ah! Foi tão legal!! Estava tão envolvido que não notei o tempo passar – justificou a Cigarra.
Como a formiguinha era bondosa, pediu para que a Cigarra entrasse e ficasse até o frio ir embora, porém, com uma condição: Que ensinasse a elas também a ler essas pequenas palavras. E foi assim que a Cigarra passou o inverno, brincando e juntando as folhinhas com as vogais e quando a primavera chegou todas elas já sabiam ler as pequenas palavras."
Fechamento 
 Após contar a história, um aluno por vez faz a junção das vogais com as folhinhas das formigas. Enquanto o aluno procura duas letras (folhinhas), os demais alunos irão cantando a música da Cigarra...

"No verão, as formiguinhas,
Vão trabalhando sem parar, 
Carregando suas folhinhas, 
E palavras vão formar: _____"


plano de aula para trabalhar famílias silábicas na educação infantilplano de aula para trabalhar famílias silábicas na educação infantilplano de aula para educação infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário